Bluehack: Tecnologias

O segundo dia do Bluehack está rolando e os desenvolvedores não dormem! (Só as vezes)
Mas você, desenvolvedor front, back, full, side, ou o que quer que seja, deve estar se perguntando: Quais tecnologias o pessoal está usando no evento?
Estive visitando várias mesas, conversando com mentores e transeuntes do evento, e as soluções são das mais variadas. Ainda assim, é possível identificar uma certa frequência em algumas tecnologias IBM que o pessoal está utilizando.
IBM Cloud (aka.: Bluemix)
Não tem muito segredo aqui, IBM Cloud é uma das soluções favoritas para integração, prototipagem e exibição dos projetos. Sua versatilidade e agilidade na criação de protótipos funcionais são ideais para um evento dinâmico e corrido como um hackathon, onde os participantes têm somente 24 horas para desenvolver um MVP (Produto Mínimo Viável).
Cada dia mais as empresas e desenvolvedores estão em contato com o famoso IBM Cloud, justamente devido ao fato dessas vantagens também se aplicarem (e muito) para o mundo de negócios real. Então, se você ainda não se aventurou desenvolvendo na plataforma, por que não dá uma olhadinha?
Node-RED
Esta ferramenta originalmente desenvolvida pela equipe de Serviços de Tecnologias Emergentes da IBM, e hoje disponível no IBM Cloud (Bluemix), vem ganhando cada vez mais espaço no coração dos programadores por sua facilidade de uso e de deploy. Trata-se de um editor de fluxo de aplicações, que facilita a integração de hardwares, APIs e outros serviços online, tudo pelo navegador. Se o seu negócio é IoT, então você definitivamente precisa começar a experimentar Node-RED. Confira aqui mais informações a respeito dessa ferramenta.
Watson
É difícil dizer “como as pessoas estão utilizando Watson”, para falar a verdade, tamanha a diversidade do uso de suas APIs. Para desafios como Agrotech ou outras demandas que envolvem múltiplas áreas do conhecimento, onde o usuário não é um profissional da área de TI, o Watson faz um trabalho essencial na UX. Estamos falando aqui de aplicações que conversam com o usuário para auxiliá-lo na execução de suas tarefas, que encapsulam informações que são desnecessárias pro usuário e até que personalizam a experiência de acordo com a sua personalidade. Fácil de prototipar (e que evolui naturalmente conforme as aplicações são utilizadas), Watson pode ser a solução que você precisa para alavancar a sua experiência de usuário. Você pode conhecer mais aqui e começar a explorar as inúmeras possibilidades.
Agora é ficar no aguardo dos momentos finais (os mais intensos) onde os grupos irão finalizar seus MVPs e cadastrá-los para o temeroso pitch com os convidados especiais. Se quiser entender melhor como eles utilizaram essas tecnologias, não perca nossa transmissão ao vivo nas redes sociais.